Siga-nos nas Redes Sociais


CULTURA

Quem foi Marco Antônio de Oliveira Maciel

Publicado

dia:

Marco Antônio de Oliveira Maciel, foi um advogado, professor e político brasileiro. Foi deputado, governador de Pernambuco, senador e serviu como o 22.º vice-presidente da República de 1995 a 2003.

Exerceu o cargo de senador de 2003 até 2011. Professor de Direito Internacional Público da Universidade Católica de Pernambuco (licenciado). Presidente da Câmara dos Deputados (1977–1979).

Ministro de Estado da Educação e Cultura (1985–1986). Ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República (1986–1987), quando assumiu o mandato de senador.

Foi eleito Presidente do PFL em 1987. Em 1990 se reelegeu como senador, e em 1994 foi eleito vice-presidente da República Federativa do Brasil. Retornou ao senado, eleito em 2002.

Assumiu, em 2007, a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Após 44 anos na política, nas eleições de 2010 não conseguiu se eleger para um novo mandato no Senado, ficando em terceiro lugar na votação.

Filho de José do Rego Maciel e Carmen Sílvia Cavalcanti de Oliveira formou-se em direito pela Universidade Federal de Pernambuco atuando depois como advogado.

Quando nos bancos universitários iniciou sua vida pública ao ser eleito presidente da União Metropolitana dos Estudantes de Pernambuco, em 1963, realizando uma gestão que o levaria a romper com a cúpula da União Nacional dos Estudantes.

A eleição para a UME contou com o apoio financeiro do IPES – Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais, organização de direita criada no fim de 1961.

Nos anos vindouros, Marco Maciel se filiaria a ARENA, partido que apoiava o regime de ditadura militar então instaurado, e passaria a atuar na política partidária na qual estreou em 1966 ao se eleger deputado estadual e a seguir deputado federal nos anos de 1970 e 1974.

Marco Maciel esteve por várias vezes aqui em Bom Conselho. Uma destas passagens do político por aqui aconteceu na ocasião da inauguração da PE-218. Era o ano de 1980. Os personagens que marcaram essa época e o evento aqui apresentado, a inauguração do asfalto da rodovia que interliga Bom Conselho à cidade de Terezinha, e a divisa com Alagoas.

Na foto, o saudoso Manuel Tenório Luna, prefeito. O governador de Pernambuco Marco Antônio de Oliveira Maciel, o deputado estadual Carlos Caribé, e Frei Leão de Viçosa.

Marco morreu em 12 de junho de 2021, aos oitenta anos de idade, em um hospital particular do Distrito Federal. Seu corpo foi velado no Salão Negro do Senado Federal, sendo sepultado na Ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

ACESSOS DA PÁGINA

ÁGUA LUCINDA

SUNDOWN PARK

KM,03 - SALOÁ/PE

NOVOS PLANOS V-LINK FIBRA

PROVEDOR DE INTERNET

RUA 13 DE MAIO Nº 05 - POR TRÁS DO SANTANDER

JB NO TWITTER

MAIS LIDAS DO MÊS