Siga-nos nas Redes Sociais


MEIO AMBIENTE

Limpeza urbana é responsabilidade pública, sim!

Publicado

dia:

Todos os seres vivos, inclusive os do mundo vegetal, geram e eliminam algum tipo de resíduo, pois sua geração decorre do processo vital e de todas as suas atividades. Não existe órgão, máquina, ou aparelho tão perfeito que utilize toda a matéria e energia consumida. Nesse sentido, entende-se que resíduo não é, propriamente, um produto final, mas sim um estágio entre a matéria ou energia consumida e o destino final.


O homem, como todo ser vivo, também gera resíduos de suas atividades vitais. E basta que as pessoas se agrupem, formando uma comunidade, onde há uma troca de informações, relacionamentos e deslocamentos, para que a questão do destino a ser dado aos resíduos gerados por cada um passe a ser um problema em comum.


Em casos extremos, a falta de um sistema organizado ou a inoperância da limpeza urbana, da coleta e remoção do lixo chega a trazer problemas sérios para a saúde da população. Nos grandes centros, o destino final dos resíduos sólidos exige a participação mais efetiva das autoridades municipais, dos munícipes e da indústria, para se conseguir recolhimento, remoção, transporte, tratamento e disposição em condições de promover um alto padrão de qualidade de vida da população. Daí a necessidade de serem ensinadas nas escolas, e comunicadas às pessoas, em geral, as atitudes a serem tomadas por todos e a sua importância em relação ao meio ambiente e à saúde pública.


gerenciamento da limpeza urbana e dos resíduos sólidos só tem um resultado eficiente quando se aplica ao planejamento de todas as atividades. Isto é, a primeira etapa do processo de limpeza  compete ao cidadão; por isso esse precisa cuidar de acondicionar devidamente o lixo para a coleta. Se isso acontece, são resolvidas satisfatoriamente as etapas subsequentes, como a coleta, o transporte e o destino final. Da mesma forma, se a limpeza da cidade é feita e se a população, de maneira geral, colabora com sua conservação, o efetivo de pessoal pode ser minimizado.


“Não é uma tarefa simples nem dada a improvisos técnicos e administrativos. Em geral, depende de aspectos técnicos, jurídicos, econômicos, sociais e políticos, obrigando a profissionalização dos funcionários responsáveis pelo serviço, sejam do nível que for”, explica a professora Maeli Estrela Borges, do Curso CPT Gerenciamento de Limpeza Urbana.


Assim, o desafio da limpeza urbana não consiste apenas em manter limpas as ruas, as praças e as avenidas, mas, também, em coletar e dar destino adequado ao lixo urbano, cujo volume de produção cresce mais que a população.
 

Conforme o tamanho do município, do organograma adotado e da complexidade dos serviços, a administração da limpeza urbana pode ser feita por uma Secretaria Municipal, um Departamento ou uma Divisão de Serviços da Secretaria de Obras Públicas ou, ainda, uma Autarquia Municipal.


cpt

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas para blogs

Siga o JB no Facebook

JB NO YOUTUBE

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 955 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS